Apresentação


Após o enorme sucesso dos Congressos anteriores realizados em Bragança e em Elvas temos o grato prazer de anunciar que o III Congresso das Escolas Superiores Agrárias (CNESA) será acolhido pela Escola Superior Agrária de Viseu e terá lugar na aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu nos dias 14 e 15 de novembro.

Organizado sob os auspícios do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos (CCISP), o Congresso das Agrárias, contando exclusivamente com a participação das Escolas Superiores Agrárias (ESAs), tem com propósito a promoção da atividade científica no domínio de atuação das mesmas e a afirmação do Ensino Superior Politécnico. Trata-se de um evento com periocidade bienal cuja organização ficará a cargo de uma das oito ESAs, em alternância com as ESAs do Norte e as do Sul.

Os objetivos deste Congresso passam pela análise e debate dos mais recentes resultados científicos desenvolvidos pelos docentes e investigadores, pela identificação de novas tendências nos domínios técnico-científicos das ESAs, bem como pela promoção da colaboração científica entre as instituições.

Os temas em debate abordarão áreas, desde a Agronomia, a Ciência Animal e Veterinária, o Ambiente e os Recursos Naturais e a Ciência e Tecnologia Alimentar.

Cada sessão/área é iniciada por uma conferência plenária proferida por um convidado de reconhecido mérito, seguida de sessões de comunicações orais proferidas por docentes e investigadores nas áreas temáticas em debate, com uma mesa redonda a culminar cada sessão.


No ano em que se comemoram os 40 anos do ensino Agrário em Portugal, a Comissão Organizadora do III CNESA tem o prazer de convidar todos os colegas, profissionais e estudantes para participarem neste congresso e agradece, desde já, o envio de trabalhos e a realização da pré-inscrição no website do congresso.